quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Um sonho que começa hoje para Santa Comba Dão.

Na tranquilidade do meu sono, um destes dias tive um sonho.

Um sonho que gostava de compartilhar com os demais Santacombadenses.

Não sei nem consigo precisar o ano em que este ocorreu, mas era, de certeza o Nosso Concelho, mais velho e maduro que hoje.

Estava no futuro e como era bom viver e ver os meus filhos a crescer neste concelho!

Um concelho moderno, dinâmico, com iniciativa, desenvolvido no sentido do bem estar de todos os seu munícipes.

De realçar, o facto de haver um desenvolvimento sustentável de todo o concelho, em que que cada estrutura foi devidamente delineada, como que, com régua e esquadro,  tendo em conta um projecto global onde os Santacombadenses estavam em primeiro lugar.

Os recursos naturais que fazem do Nosso concelho, uma pequena "ilha" rodeada de dois magníficos rios e atravessada por um terceiro, eram o pilar de desenvolvimento do Concelho. Estes encontravam-se devidamente desenvolvidos com planos de pormenor criteriosamente definidos:
Zonas de lazer; pólo de desenvolvimento turístico;  zona de prática de desportos náuticos; parque de actividades radicais; etc

As "termas do Granjal" tinham-se tornado num complexo turístico de saúde e bem estar onde mais uma vez, um crescimento ordenado e devidamente projectado, transformou toda a ligação Santa Comba Dão - Granjal no maior pólo turístico da zona centro, com hóteis, espaços verdes, centro de congressos, zonas comerciais, zona de restauração, cais de desportos náuticos, etc.

Os incentivos à fixação de jovens famílias, deste e de outros concelhos era outra das apostas ganhas, com fortes politicas de apoio social, fiscal e na educação, que se traduziu, lá nesse futuro, numa sociedade jovem, formada e dinâmica e que permitiu um crescimento da população.

A oferta cultural era uma realidade, onde as associações culturais e recreativas de todo o concelho desempenhavam um serviço público de qualidade. Do conservatório de Santa Comba Dão saíram grandes instrumentistas espalhados por grandes orquestras de todo o Mundo.
Uma agenda cultural com música, teatro, exposições faziam parte do quotidiano de todos Nós.

Na área desportiva e aproveitando as características medicinais das águas termais, juntamente com a oferta hoteleira então criada, permitiu a construção de um centro de estágios desportivos, com capacidade para a prática de inúmeras modalidades. Da escola de futebol saíram grandes craques da bola, nos desportos náuticos, Santa Comba Dão era um centro de referência a nível nacional.

Para o bem estar dos Santacombadenses foram criadas e melhoradas uma série de infra-estruturas tais como criação de um parque verde que se estendia ao longo da ribeira das Hortas desde a zona da Câmara Municipal até à freguesia do Couto do Mosteiro. Este grande espaço verde albergava, entre outros, um circuito de manutenção, zona pedonal, mini ciclovia, parque infantil, zona de lazer (bares e restaurantes) e ainda o Centro de Ciência Viva do Concelho de Santa Comba Dão onde era dado grande ênfase à produção de energia verde, à reciclagem, etc e ainda uma mini quinta onde todos os visitantes podiam tomar conhecimento com o cada vez mais escasso mundo rural. Neste parque era possível passar um dia diferente com toda a família, longe da confusão das grandes cidades.

A nível industrial o apoio à iniciativa individual era uma realidade e uma aposta ganha, pois permitiu a fixação dos jovens quadros do concelho.


Santa Comba Dão tinha-se ainda tornado num exemplo para todo o país no acompanhamento aos mais idosos, fruto do investimento na formação de técnicos na área social, através de cursos profissionalizantes.

Esta era Santa Comba com que sonhei.

Este é o Concelho que quero para todos.

Por acreditar que  Santa Comba Dão tem hoje reunidas condições ímpares para lançar os alicerces deste projecto, com Leonel GouveiaMário Silva e restante equipa na Câmara Municipal, João Martins e restante equipa na Assembleia Municipal, juntamente com todos os Candidatos às Assembleias de freguesias do Partido Socialista e com o deputado eleito para a Assembleia da Republica pelo circulo eleitoral de Viseu, José Rui cruz e o governo do Partido Socialista, venho publicamente apelar a todos os que AMAM Santa Comba Dão que tomem uma decisão em consciência e no próximo dia 11 de Outubro votem Partido Socialista.

Por um futuro melhor...
Por um projecto para Santa Comba Dão.

10 comentários:

  1. Vai trabalhar mas é tenham vergonha!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. PORQUE É QUE O DR. JOÃO TOMAZ TEM DE TER VERGONHA? DE SER UM HOMEM TRABALHADOR E DE DE SUCESSO DESTA TERRA?
    ENFIM! O ANÓNIMO DAS 10.35 É QUE COM CERTEZA EM VEZ DE ESTAR A TRABALHAR ESTÁ A VER BLOGUES...

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, Boa tarde!
    Realmente não entendo o comentário do anónimo das 10:35.É incrivel como se pode mandar alguém trabalhar, quando essa pessoa fez uma licenciatura, se encontra a fazer um doutoramento,criou o seu próprio emprego e ainda deu trabalho a outos, e tudo isto meus senhores e senhoras sem "cunhas".
    Para além disso é uma pessoa com um comportamento irrepreensivel e que sabe ocupar o seu lugar, quer como trabalhador, quer como cidadão e até mesmo como membro activo em termos politicos, em que o último não advem de há meia dúzia de anos, mas sim há pelo menos uma quinzena, com o seu início na JS.
    Nunca vi o Dr. João usar da sua posição social ou politica para beneficio próprio.
    Assim julgo que as pessoas devem pensar, contar até dez e depois escrever o comentário que julgarem oportuno.
    A si Dr. João desejo que os seus sonhos se tornem realidade, pois são os que eu também desejo para mim para os meus filhos e futuras gerações de Santa Comba Dão.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente não posso dar a "cara" e identificar-me, tal como muitos santacombadenses gostariam, mas devido ao clima e as represálias politicas que se vivem, temos que nos esconder e fechar, principalmente quem tem um lugar profissional a preservar.
    No entanto espero num futuro bem próximo poder dar a cara e que possamos mostrar a esses faxistas, que existimos e que embora tivessemos medo de nos mostrar, estavamos por tráz a trabalhar para um futuro melhor para Santa Comba Dão que devia ter deixado de ser oprimida após o 25 de Abril de 1974

    ResponderEliminar
  5. Demorei, mas cheguei... o que eu andei pra aqui chegar... culpa de tantos afazeres e sem disposição por culpa do canino que falo na apresentação do sonho. A propósito diga-se que me lembrei de ti, mas fica sabendo que a tua (futura) colega, ainda estagiária na USP (aonde me dirigi) foi bem meiguinha e não me fez sofrer muito.
    Bom... desculpa lá a demora na divulgação.
    Aquele abraço
    Neves, AJ
    PS- Ah, que a primeira das vitórias chegue hoje com os "tugas" frente à Hungria e que amanhã vejas o teu sonho começar a tomar forma...

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Voz do Seven que me tens dado a conhecer o que de útil e bonito existe em Santa Comba Dão.

    ResponderEliminar
  7. Não deixo de registar que tiveste um belo sonho!
    Um texto com imensa magia e fantasia talvez..
    Acredito pelo que te conheço que não foi um sonho de "uma destas noites..", mas um desejo por aquilo em que acreditas, por aquilo que pensas possível materializar.
    Santa Comba tem efectivamente um potencial extraordinário. Tenho pena de nos últimos anos, ver imensa gente partir à procura de um futuro melhor para outras paragens. Partiram para outros lados não por não gostarem da nossa terra mas por não conseguirem concretizar os seus objectivos num concelho que não foi capaz de os acolher.As oportunidades não existem, o seu valor nunca foi valorizado!Muitas vezes fico sentido com muitos dos antigos lideres do nosso concelho quando dizem que é um concelho de oportunidades.Gostaria de saber quais os filhos destes senhores que ficaram pelo concelho e que aí encontraram essas "brilhantes" oportunidades?? Fico sentido também com o constante maldizer entre uns e outros. Muitos têm revelado o constante sentimento de inveja / insatisfação que tem reinado em Santa Comba Dão.
    Penso que chegou a hora de terminar com demagogias pedantes.
    Tenho imensa pena de não ter tido as tais oportunidades para ficar na minha terra. Um dia regressarei!
    Acredito num futuro brilhante para o nosso concelho!
    Mas atenção!!
    Não se devem "pintar" ilusões. Como nunca, devemos ter noção da realidade e perceber o que de facto é possível concretizar. A caminhar se faz o caminho! Caminhando a passos nem sempre tão largos, mas seguros!
    Um abraço
    Nuno Gonçalves Neves de Sousa

    ResponderEliminar
  8. José Branquinho11/10/09, 15:01

    Gostei que o João Tomás tivesse partilhado o seu sonho na Voz do Seven. Gostei que o tivesse partilhado. Assim. de uma forma despudorada, sem subterefúgios. Esse sonho é partilhado por todos nós. Mas o meu sonho, caro João, que te conheçi mais como criança, há tantos anos "deixei" a nossa terra,e ao lado de teu pai fiz campanha pelo camarada Salgado Zenha,é que amanhã, depois dos resultados das eleições, ganhe o João ou o Leonel, todos os Santacombedenses se unam em torno do mesmo objectivo: realizar o teu sonho.
    Um grande abraço.

    José Branquinho

    ResponderEliminar
  9. Nuno João Pereira12/10/09, 22:59

    Caro amigo João,
    Gostei de ler o teu sonho para santa comba,mas acredito que a partir de ontem todos os santacombadenses de devem unir em busca de uma santa comba melhor que traga de volta aqueles que por circunstancias da vida foram para outras paragens.
    Um abraço para ti

    Nuno João Pereira

    ResponderEliminar
  10. Na verdade, sonhar é preciso. Mas não passa disso mesmo: um sonho - que em Santa Comba Dão se demonstra difícil de concretizar. Ao contrário daquilo que seria de esperar, muitos mais viram as costas e partem para outras paragens, onde lhes dão valor, onde eles representam um valor acrescentado para essas novas paragens. É difícil remar, quando nem os remadores se entendem e conjugam esforços por objectivos comuns. No contexto desta parte da Beira Alta, Santa Comba é cada vez mais passado, ou um sitio sem grande futuro. É pena.

    ResponderEliminar